A imagem acima [ampliada] estava nas paredes da UFC e foi fotografada pelo Miguel Stédile. Assemelha-se a um cardápio, mas nele estão os nomes de diversas mulheres, idade e circunstâncias da morte de cada uma delas.
É uma forma interessante de mostrar que bebidas alcoólicas não são só uma forma de integração social, mas também são responsáveis por muita violência, especialmente contra mulheres. E a maioria dessas vítimas é silenciosa, pois a agressão ocorre no ambiente familiar, e na maioria das vezes só vem a público até que seja tarde demais.
Há outra questão embutida no cartaz: precisamos dar mais visibilidade para as mulheres vítimas de violência. Elas são reais, sofrem feminicídio, e merecem ser lembradas. Mais ainda, é necessário criar indignação, gerando pressão para punir os agressores, já que eles raramente são punidos.
Iniciativas como a do cartaz acima, e como as que a Sandra Azevêdo descreveu no Fazendo Gênero, são fundamentais para diminuirmos a violência contra mulheres.
Este é um post que faz parte da campanha pelo fim da violência contra mulher. No twitter, acompanhe a hashtag #FimDaViolenciaContraMulher.
[…] Cynthia Semíramis: Marias Premium: cerveja e violência contra mulheres […]
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Levei um susto, pensei que o cartaz estava fazendo apologia da violência contra as mulheres.
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