Hoje tem início na UFMG o IV Seminário Internacional Política e Feminismo. Ele ocorre em homenagem aos 30 anos do Núcleo de estudos e pesquisa sobre a mulher da UFMG (NEPEM), que tem sido fundamental na formação das gerações de feministas.
As atividades ocorrerão em Belo Horizonte, no campus Pampulha da UFMG, entre os dias 10 a 13 de setembro.
Serão 4 conferências (3 internacionais), 12 mesas redondas e um “diálogo intergeracional” que vai reunir mulheres para discutir os 20 anos do processo de Conferência Internacional de Beijing (Pequim), um marco no debate internacional sobre os direitos das mulheres e nas articulações feministas internacionais.
A abertura será feita por Nadine Gasman, Representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil. A equatoriana Magdalena Leon falará sobre Trajetórias teóricas e diversidade de práticas do campo feminista. A argentina Karina Bidaseca fará Conferência sobre Interseccionalidade e diversidade de teorias e práticas no campo feminista. Na Conferência de encerramento, Claudia Junqueira de Lima Costa – da Universidade Federal de Santa Catarina – aborda o tema Descolonizando e despatriarcalizando os corpos, as sociedades e os Estados.
A programação completa inclui conferências interessantíssimas, oficinas e mesas redondas. Vale MUITO acompanhar o evento.
Eu participo da mesa redonda 8, sobre Feminismos e Ativismos 2.0, junto com a Bruna Provazi (InterAgentes Comunicação Digital), Juliana de Faria Kenski (Campanha Chega de Fiu Fiu) e Natalia Duarte (UFMG). Nos encontraremos na sexta-feira, dia 12 de setembro, 8:30 da manhã. Compareçam!