Estava viajando, e depois finalizando o semestre, e não acompanhei toda a repercussão da morte das meninas anoréxicas. Vendo a discussão em alguns blogs, o que me chamou a atenção foram as fotos de várias modelos: infantis demais, magras demais, e com a cabeça grande demais. Parecem bonecas de papel.

Como que aquele corpinho sustenta a cabeça? E, pior, será que ninguém percebeu que essas meninas estão exageradamente magras? Será que o mundo todo ficou brincando com as bonecas de papel da minha infância (elas precisavam de uma “cirurgia” – com tesoura – pra ficar com a cabeça menor, menos pesada, e não quebrar o pescoço ao serem colocadas em pé) e confundiu o brinquedo com a realidade?

Pra quem não conhece, as bonecas Bratz, apesar de terem uma postura mais adulta, são um bom exemplo do tipo físico das bonecas de minha infância… o mérito desses corpinhos com grandes cabeças é que, ao contrário da Barbie, têm a cabeça maior do que os peitos. Mesmo assim, são nada semelhantes aos corpos de pessoas comuns. É chocante ver que as meninas das fotos de moda parecem tão frágeis como bonecas de papel e nem os familiares percebem isso. Só faltam falar “está linda, parece uma bonequinha”, sem perceber o quanto isso pode ser preocupante 🙁

Créditos: o link para as fotos das modelos veio dos comentários da Romeika no blog da Denise.