Sobre

 

Sou advogada e diretora do escritório Túlio Vianna Advogados, e também diretora da Busílis Educacional. No escritório, especializado em direito criminal, atuo em casos que envolvem questões de gênero ou empresariais. Na Busílis, compartilho minha experiência acadêmica em direito, gênero e metodologia de pesquisa para criar programas de compliance de gênero para empresas, treinamentos e cursos de aperfeiçoamento sobre igualdade de gênero no mercado de trabalho e desenvolvimento profissional de mulheres.

Se você precisa de criar um Código de Ética ou um treinamento para sua empresa que esteja devidamente adequado às normativas recentes sobre prevenção de assédio, igualdade de gênero e anti-discriminação, eu sou a pessoa certa para te ajudar. Entre em contato via whatsapp da Busílis.

Desde 2004 me dedico à educação e pesquisa sobre direitos das mulheres. Pesquisei história e teoria do Direito, com ênfase em história dos direitos das mulheres; direito, sexualidade e gênero; laicidade, mercado de trabalho feminino e abordagem midiática sobre direitos das mulheres.

Sou doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Università di Bologna. Minha tese de doutorado analisa as táticas das sufragistas, evidenciando a importância delas para a conquista de direitos das mulheres ao longo do século XX. O e-book da tese está à venda na Amazon. com.br, e disponível também no Kindle Unlimited.

Sou mestra em Direito (PUC-MG) e graduada em Direito (UFMG).  Entre o mestrado e o doutorado cursei parte do bacharelado em Ciências Sociais (UFMG), aperfeiçoando habilidades de pesquisa e conhecimentos sobre antropologia, história, sociologia e psicologia, sempre aplicados aos direitos das mulheres. No magistério jurídico, especializei-me em disciplinas teóricas, especialmente relacionadas a metodologia de pesquisa em direito.

Ao longo dos últimos vinte anos venho palestrando, apresentando trabalhos e publicando artigos sobre direitos das mulheres. Os artigos podem ser acessados na seção Publicações. Os vídeos de entrevistas e palestras podem ser acessados em Vídeos. As entrevistas e repercussão na mídia escrita podem ser lidas em Entrevistas

Faço parte de uma geração bastante antiga na internet e nos blogs (o meu primeiro site é de 2001 e o primeiro blog foi criado em 2002).  O pioneirismo se manteve: Mantenho desde 2006 este blog sobre direitos das mulheres. Desenvolvi ciberativismo na internet, tendo criado em 2009 o blog Sexismo na Política, para criticar a abordagem midiática sexista que buscava desvalorizar as candidaturas de mulheres. Em 2010 criei o grupo de e-mails Blogueiras Feministas (2010-2014) ,um espaço de discussão bastante movimentado, com mais de mil integrantes, que gerou frutos em outras redes sociais e tornou-se referência na militância online como veículo de mídia em uma época na qual ainda se discutia se blogs poderiam ser considerados jornalísticos. Participei do coletivo de organização da Marcha das Vadias de Belo Horizonte (2011-2014). Por diversas vezes fui convidada, como mídia, para acompanhar eventos sobre direitos das mulheres.

Durante o doutorado me afastei de redes sociais. Ainda mantenho perfis em algumas redes e atualizo ocasionalmente (instagram | linked in | twitter). Mas hoje prefiro a vida offline.

 

O que faço atualmente

 

O que já fiz