É aquela velha história: nas mulheres, a aparência vem sempre em primeiro lugar, mesmo que a discussão seja sobre questões profissionais. Desta vez, o assunto da moda são os óculos de Sarah Palin, candidata republicana à vice-presidência dos Estados Unidos.

Eu fico feliz por ver pessoas usando óculos de grau em público, especialmente quando são mulheres. Uso óculos desde os sete anos de idade, e não é nada divertido viver com as pessoas insinuando que minha beleza está associada à ausência de óculos no rosto.

Essa pressão pelo rosto sem óculos é um dos grandes motivos que faz com que muita gente (especialmente meninas e mulheres) não os usem, aumentando os problemas de vista. Preferem enxergar mal a usar algo que é tido como anti-estético, e que lhes proporciona uma aparência muito séria, intelectualizada, e/ou pouco feminina (é, já ouvi isso). Pior ainda, há quem interprete óculos de grau como descuido com a aparência, pois hoje existem lentes de contato e cirurgia. Quem fala isso ignora que nem todo mundo pode fazer a cirurgia ou se adapta às lentes de contato.

Ver mulheres usando óculos de grau em público é uma excelente forma de quebrar esse estereótipo de que mulheres bonitas não usam óculos. Pena que são tão poucas ainda…