Hoje o presidente Lula entrará para a história ao conceder uma entrevista para blogueiros no Palácio do Planalto. Pra mim, que nos últimos anos acompanhei todo o processo para que a blogosfera fosse considerada tão relevante quanto a mídia tradicional, é muito bom ver instituições políticas reconhecendo o poder dos blogs.
Infelizmente, não haverá mulheres blogueiras entrevistando pessoalmente o presidente. Faço minhas as palavras da Lola sobre essa ausência de mulheres na entrevista.
Algumas das perguntas que eu faria ao presidente seriam as seguintes:
- Presidente, no Dia Internacional da Mulher em 2005 o senhor falou “Quero dizer às mulheres brasileiras que vocês já são maioria na população brasileira, já são 52%, vocês já têm cargo de vereadora, de prefeita, de governadora, eu espero que vocês não sejam desaforadas e não comecem a pensar logo na presidência da República, não. Eu espero que vocês vão devagar com essa pressa de poder“. Acabamos de eleger uma presidenta, que foi candidata com o seu apoio incondicional, o que mostra que o senhor mudou completamente de ideia. Gostaria que o senhor contasse como foi esse processo de mudança de pensamento.
- Presidente, o senhor investiu bastante em políticas públicas direcionadas à efetivação de direitos humanos, mas ainda temos graves problemas nessa área, com aumento da violência contra negros, nordestinos, homossexuais e mulheres. O quê mais poderia ter sido feito pelo seu governo em termos de direitos humanos? Quando o senhor deixar a presidência, continuará a luta por direitos humanos? De que forma?
- Presidente, seu governo investiu em políticas públicas para mulheres através da SPM, e o senhor promulgou a Lei Maria da Penha, que deu novo fôlego ao combate à violência contra mulheres. Mesmo assim, 10 mulheres são mortas por dia pelo fato de serem mulheres. E ainda precisamos de datas como a atual semana de ativismo pelo #FimDaViolenciaContraMulher para sensibilizar as pessoas para a gravidade do problema. Para o senhor, o que falta fazer para diminuir a violência contra mulheres?
De qualquer forma, espero que os blogueiros saibam aproveitar a oportunidade e façam perguntas sérias, que foram “esquecidas” pela mídia tradicional nos últimos anos. E, obviamente, espero que alguém faça perguntas relacionadas a direitos humanos, especialmente direitos das mulheres.
Não entendo por que não te convidaram, Cynthia. Você deveria estar lá!
bjo
Feio mesmo é o Azenha classificando a questão como “ciumeira”. Acho que ele quer ser detentor das mulheres que podem ter voz na blogosfera. Uma pena não terem convidado: você, Denise ou Lola.
beijoca!